terça-feira, 29 de outubro de 2013

Grave acidente marca a terça-feira em Touros

Veja imagens enviados por um leitor do blog "Touros em Foco", flagrando minutos depois de grave acidente envolvendo um veiculo que bateu fortemente contra o pórtico de entrada da cidade de Touros, na manhã desta terça (29).


UFRN confirma novo terremoto em Pedra Preta

UFRN confirma novo terremoto em Pedra Preta

Nenhum comentário:

 

A terra voltou a tremer por volta das 12h17(horário local) desta terça-feira(29) na região de Pedra Preta. A magnitude do evento foi de 3.2 conforme informações do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Segundo levantamento da rede sismográfica da UFRN, já foram registrados mais de 130 tremores de terra. A estação fica a aproximadamente 46 km do epicentro, A fase atual é de intensa atividade sísmica. No entanto, é impossível saber como essa atividade vai evoluir.
Assis Silva

domingo, 27 de outubro de 2013

Agripino sugere pena maior para práticas de aborto

Brasília - O Projeto de Lei do Senado (PLS) 236, de 2012, que reforma o Código Penal Brasileiro, recebeu 806 emendas e voltará à comissão especial que trata do tema para que seja dado parecer sobre essas propostas. A informação foi dada pelo senador Jorge Viana (PT-AC). Entre as emendas mais recentes apresentadas pelos senadores está a que busca aumentar o tempo de pena no crime de aborto praticado por terceiro mesmo que com consentimento da gestante. A emenda, do senador José Agripino Maia (DEM-RN), prevê a pena entre um e seis anos de prisão. Atualmente, a pena prevista em lei vai de um a quatro anos. O relator do projeto, senador Pedro Taques (PDT-MT), sugere pena de um a três anos de prisão.
Moreira CruzEmenda de Agripino eleva em mais dois anos a pena máxima para terceiros que praticam abortoEmenda de Agripino eleva em mais dois anos a pena máxima para terceiros que praticam aborto

Outra emenda, do senador  capixaba Magno Malta, busca anular a previsão do relator de transformar o racismo em crime hediondo. Para o senador, ao contrário do crime de homicídio, por exemplo, o racismo pode abranger muitos atos diferentes. Magno Malta também justifica a mudança com o argumento de que o texto, como está escrito, pode, com o tempo, gerar uma inversão da discriminação. Ele teme ocorrer que um empregador, para evitar acusações, acabe por escolher não os melhores candidatos, mas aqueles que normalmente sofrem discriminação e que poderiam acusar esse empregador de racismo se fossem preteridos em uma seleção.

Já o senador Wellington Dias propõe mudanças para garantir os direitos das pessoas com deficiência. O senador quer, entre outras alterações, assegurar o uso da terminologia adequada quando o projeto se refere a essas pessoas, além de prever a observância dos direitos das pessoas com deficiência durante a prisão, inclusive o de adaptação das celas.

Em funcionamento desde agosto do ano passado, a comissão é formada por 11 integrantes. O senador Pedro Taques (PDT-MT) é o relator da proposta que pretende atualizar o Código Penal, editado em 1940. O prazo final para a conclusão dos trabalhos é 16 de dezembro. Depois de ser votado pela comissão temporária, o projeto seguirá para deliberação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O processo de revisão do Código Penal começou em outubro de 2011. Na ocasião, foi instalada a comissão especial de juristas que apresentou anteprojeto com 543 artigos em junho de 2012. O documentou resultou no PLS 236/2012, subscrito pelo então presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

sábado, 26 de outubro de 2013

Pedra Preta-RN: Após tremor de terra, escolas suspendem aulas



Fotos: Thiago Peixoto
Após o tremor de terra no município de Pedra Preta, na região Central do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (25), as escolas da cidade dispensaram os alunos e suspenderam as aulas. A UFRN confirmou que o epicentro do abalo sísmico, que foi sentido inclusive na capital potiguar, foi em Pedra Preta.
De acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura da cidade, Jorge Alessandro Ferreira, a suspensão das aulas foi uma medida preventiva. “O tremor foi muito forte. Ouvimos um estrondo e em seguida tudo começou a tremer, todo mundo correu desesperado. Suspendemos as aulas porque todos ficaram muito assustados e também para avaliarmos se os imóveis foram danificados”, disse. O município de Pedra Preta tem 2.500 habitantes e três escolas: duas municipais e uma estadual.
Tremor
O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou ao G1 que o tremor de terra sentido pelos potiguares na manhã desta sexta-feira (25) teve epicentro no município de Pedra Preta. De acordo com o técnico Eduardo Menezes, ele ocorreu em uma região conhecida como Cabeço Preto, ao norte do município.
Relatos
Moradores de diferentes regiões de Natal relataram nas redes sociais um tremor de terra sentido na manhã desta sexta-feira (25). O deputado estadual Fernando Mineiro postou “Terra treme em Natal?”. A jornalista Juliska Azevedo publicou “Alguém ai sentiu a terra tremer há pouco? O espelho em casa balançou, e não havia vento”. O jornalista Ailton Medeiros relatou “estava no banheiro e senti meu prédio balançando. Moro numa cobertura em Ponta Negra! Sensação arrepiante e assustadora!".
A professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Cristina Cavalcanti, relatou "tremor de terra em João Câmara é sentido em Natal-RN...". O município de João Câmara fica a 75 quilômetros da capital potiguar.
A internauta Luana Ferreira publicou "Tremor de terra aqui no Barro Vermelho (há uns dez minutos)". Ana Adalgisa Dias também relatou o tremor nas redes sociais. "Acabei sentir um balanço no prédio.... Leve tremor da terra.. Será? Alguém sentiu?", escreveu.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Tremor em Pedra Preta foi de magnitude preliminar 3.0



Ontem, dia 23, às 21:33 hora local  (00:33 UTC do dia 24/10), ocorreu um novo tremor em Pedra Preta desta vez de magnitude preliminar 3.0. A atividade sísmica em Pedra Preta vem ocorrendo desde dezembro de 2010 e, de vez em quando, ela é sentida pela população, como ocorreu no dia de ontem.
     O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a estação de Riachuelo (RCBR). O triângulo azul indica a estação ACCP (Cabeço Preto). Em destaque, o limite do município de Pedra Preta.

O registro desse evento pela estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em RCBR.




Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS

TSE suspende realização de novas eleições em Caiçara do Norte, RN

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de decisão liminar do ministro Marco Aurélio suspendeu a realização de novas eleições no município de Caiçara do Norte, marcadas para o domingo, 3 de novembro, quando seriam eleitos prefeito e vice-prefeito. 

O ministro deferiu liminar pleiteada por Alcides Fernandes Barbosa e Victor Vinicius de Almeida. Na mesma decisão, manteve ambos afastados dos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, permanecendo à frente da prefeitura o presidente da Câmara Municipal.

Os diplomas de Alcides Fernandes Barbosa (PP) e Victor Vinicius de Almeida (PV), respectivamente prefeito e vice-prefeito de Caiçara do Norte, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril deste ano. Segundo a decisão, houve captação ilícita de voto e, por isso, novas eleições devem ser feitas no município que fica a 149 quilômetros de Natal. A investigação foi motivada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Alcides e Victor foram eleitos com 50,68% dos votos válidos.

O TSE havia marcado uma nova eleição para o dia 3 de novembro, mas com a decisão do ministro Marco Aurélio o pleito está suspenso e o presidente da Câmara Municipal permanece no cargo até a conclusão e julgamento do processo.


G1RN

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Senador José Agripino: “Aliança com PMDB é tendência natural”

17:30
henrique agripino 2
O presidente do DEM, senador José Agripino, disse que a aliança proporcional do DEM com o PMDB para as eleições de 2014 é uma “tendência natural”. Ele também afirmou que, se tiver condições políticas e eleitorais, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) terá o apoio do DEM para disputar a reeleição ao governo do Estado nas eleições do ano que vem.
As duas declarações de Agripino são conflituosas, se chocam e se inviabilizam, se for levada em consideração as palavras recentes do presidente do PMDB, deputado Henrique Alves, em entrevista reproduzida na edição desta segunda-feira de O Jornal de Hoje.
Nela, Henrique afirma “que um projeto majoritário que quer mudar o que aí está não caberia a participação do partido que está hoje nesse processo constrangedor e de profundas dificuldades para o presente e para o futuro do Rio Grande do Norte”, afirmou, se referindo ao DEM de Rosalba e Agripino, excluindo a legenda governista da aliança de candidatos a governador e a senador do Estado.
Já sobre a aliança proporcional, Henrique disse ser plenamente possível, o que, inclusive, contraria o PT, parceiro federal do PMDB no RN após o rompimento dos peemedebistas com Rosalba. Apear disso, o PMDB mantém as portas de uma coligação proporcional abertas para o DEM.
Neste sentido, Henrique deixa entrevê a possibilidade de o DEM não lançar Rosalba e apoiar o candidato da oposição. “Sem a proposta majoritária, poderá ser que o DEM venha participar, apoiando os candidatos que busquem o voto majoritário e queiram buscar os apoios possíveis e não recuse o voto para chegarmos a uma vitória”, frisou.
Para Agripino, a aliança proporcional – sem Rosalba Ciarlini, portanto, – seria a continuidade de uma realidade já existente politicamente hoje no Estado, que é a aliança entre DEM, PMDB, PR e outros partidos, como o PROS do presidente da Assembleia Ricardo Motta.
“Aliança do DEM com PMDB é prosseguimento de um fato que já existe. Com o PMDB, com o PR, com o partido ao qual o deputado Ricardo Motta se filiou. Essa é uma tendência natural de coligação proporcional. A eleição de governador, nós vamos discutir mais para frente”, avaliou.
Do Jornal de Hoje

Tags:

Kadett envolvido em acidente com 8 mortos no RN levava 9 pessoas

Do G1 RN

Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), em Ceará-Mirim.
Sobreviveram uma criança de 4 anos e o motorista de um dos carros.


Segundo a PRF, Kadett vermelho levava nove pessoas; oito morreram  (Foto: Henrique Dovalle/G1)Segundo a PRF, Kadett vermelho levava nove pessoas; oito morreram (Foto: Henrique Dovalle/G1)
 Kadett vermelho envolvido no acidente que terminou com oito mortos na BR-406 levava nove pessoas, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O carro e uma Hilux colidiram na manhã desta segunda-feira (21) em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Os únicos sobreviventes do acidente foram o motorista da Hilux e uma criança de 4 anos que foi socorrida para o hospital.
As pessoas mortas ainda não foram identificadas, porém há confirmação de que entre as vítimas está uma mulher grávida e uma criança de 4 meses.
O veículo Kadett, ainda de acordo com a PRF, fazia o serviço de lotação e vinha do distrito de Primeira Lagoa, em Ceará-Mirim.

O motorista da Hilux, que estava sozinho no veículo, saiu do acidente sem ferimentos. Já a criança de 4 anos, foi encaminhada ao hospital do município pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Acidente aconteceu na manhã desta segunda (21) na BR-406, na altura de Ceará-Mirim (Foto: Henrique Dovalle/G1)Acidente aconteceu na manhã desta segunda (21) na BR-406 (Foto: Henrique Dovalle/G1
)

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Detran diz que quadrilha faturava R$ 2 milhões por mês em fraudes no RJ

Até as 12h, 88 pessoas tinham sido presas, entre elas três PMs.
Operação visa cumprir 122 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão

Agentes da Corregedoria do Detran-RJ, com apoio do Ministério Público (MP), da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e diversas delegacias, tinham prendido 88 pessoas, até as 12h desta sexta-feira (18), durante uma operação para desarticular quadrilha de fraudes de documentação e vistorias.
De acordo com a Corregedoria do órgão, a quadrilha que praticava as fraudes faturava cerca de R$ 2 milhões por mês. "Quase 700 carros foram identificados e acreditamos que a quadrilha faturava R$ 2 milhões por mês. A propina gasta pelos proprietários variava entre R$ 50 a R$ 1 mil pelo serviço", afirmou o Anthony Alves, corregedor do Detran.
A megaoperação visa cumprir 122 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão no Rio e outros 16 municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense e interior do estado. Segundo o Detran, esse é o maior esquema de corrupção da história do órgão.
Ao todo, as promotorias de Santa Cruz, Barra da Tijuca e Campo Grande denunciaram 181 pessoas pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e ativa, falsidade ideológica, felsificação de documento público, inserção de dados falsos e supressão de documento público. Entre esses, a Justiça requereu a prisão preventiva de 122 pessoas. Entre os procurados estão funcionários de oito postos de vistorias do Detran, entre zangões e despachantes, e pelo menos um dos chefes desses locais.
Documentos apreendidos na operação (Foto: Guilherme Brito/G1)Documentos apreendidos na operação
(Foto: Guilherme Brito/G1)
As investigações sobre a quadrilha do Detran começaram em março deste ano e dão conta que o esquema consiste na aprovação de veículos sem condições mínimas através do pagamento de propina. Em alguns casos, os veículos nem eram levados para os postos e tinham os documentos liberados em troca de propina.
O valor pago aos funcionários variava entre R$ 50 e mais de R$ 1 mil por operação, dependendo do cliente, dos fraudadores envolvidos, da dificuldade e do número de serviços envolvidos. A quadrilha atuava nos postos de Santa Cruz, Campo Grande e Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, Irajá e Vila Isabel, na Zona Norte, Belford Roxo e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, São Gonçalo, na Região Metropolitana, além da sede.
Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça flagraram inúmeras ligações entre os vários denunciados, tratando do funcionamento da quadrilha. Outras 59 pessoas podem ser presas caso não paguem o valor da fiança estabelecido pela Justiça.
Do total de denunciados, 136 eram funcionarios do Detran e, até as 12h de sexta,  88 pessoas já haviam sido presas na ação conjunta entre a corregedoria do Detran, policiais da delegacia de repressao ao crime organizado (Draco) e Ministério Público. Entre os presos estão 3 policiais miliares que atuavam como peritos licenciadores no esquema.
Segundo o corregedor do órgão, muitos funcionários presos não tinham praticado outros crimes anteriormente. "A maioria dos funcionários não conheciam a seara criminal, eram réus primários e agora podem pegar até 20 anos de prisão", comentou.
A polícia identificou um homem como Marquinhos Santa Cruz, da Zona Oeste do Rio, que seria um dos líderes da quadrilha no Detran e que também estaria articulado com milicianos da Zona Oeste.
Documentos e papéis apreendidos em operação no Detran. (Foto: Guilherme Brito / G1)Documentos e papéis apreendidos em operação no Detran. (Foto: Guilherme Brito / G1)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR É COMEMORADO EM GRANDE ESTILO

Hoje, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, e para comemorar esse dia a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma grande confraternização com todos os professores do município.

 
Além disso, também participaram da confraternização várias autoridades municipais, a saber: o prefeito Laerte Paiva, a secretária de educação Joária Araújo, o vice-prefeito Gilmar Miranda, além de vários vereadores e secretários municipais. No término da confraternização houve um bingo com a premiação de um not book.

Foto: Jailson Macedo







Entrega do Not Book

Homenagem do Blog a Voz de Rio do Fogo a todos os professores:


UM BOM PROFESSOR, UM BOM COMEÇO

A base de toda conquista é o professor
A fonte de sabedoria, um bom professor
Em cada descoberta, cada invenção
Todo bom começo tem um bom professor
No trilho de uma ferrovia… (um bom professor)
No bisturi da cirurgia…(um bom professor)
No tijolo, na olaria, no arranque do motor
Tudo que se cria tem um bom professor
No sonho que se realiza…(um bom professor)
Cada nova ideia tem um professor
O que se aprende, o que se ensina…(um professor)
Uma lição de vida, uma lição de amor
Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura
Em toda teoria, tudo que se inicia
Todo bom começo tem um bom professor
Tem um bom professor

FONTE: A VOZ DE RIO DO FOGO


PUBLICIDADE
CIA NET A MELHOR INTERNET

Bancários do RN encerram greve no Banco do Brasil e Caixa Econômica

Do G1 RN

Sindicato diz que agências devem reabrir apenas na segunda-feira (14) em Ribeirão (Foto: Eduardo Guidini/G1)Agências do BB e CEF reabrem nesta terça-feira
(Foto: Eduardo Guidini/G1)
Os bancários do Rio Grande do Nortedecidiram encerrar a greve no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que voltam a funcionar normalmente nesta terça-feira (15). O Banco do Nordeste é o único em que a greve continua. Uma rodada de negociações está agendada para esta terça. A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Bancários do estado realizada nesta segunda-feira (14), dia em que a greve completou 25 dias.

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada da última sexta-feira (11) para encerrar a greve da categoria, porém o fim da paralisação nos estados depende da aprovação dos bancários nas assembleias de cada federação. Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro
.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bancários chegam a acordo com bancos para fim da greve, diz Contraf


Bancários querem mostrar indignação  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Bancários querem mostrar indignação
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada desta sexta-feira (11) para encerrar a greve da categoria, que completou 22 dias na quinta (10), informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A decisão agora terá de ser levada às assembleias locais para ser votada, e, se aprovada, porá fim à paralisação.
Segundo a Contraf-CUT, cidades de São Paulo , incluindo a capital, Rio de Janeiro,Pernambuco e Rio Grande do Sul vão realizar assembleias na tarde desta sexta. Demais sindicatos do país vão realizar assembleias até segunda-feira (14).
Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.
As assembleias nas regiões
No sul de Minas Gerais, a proposta foi aceita e os bancos privados já foram reabertos. Os bancos estatais devem reabrir na segunda-feira. Em Itajubá, uma assembleia vai decidir à tarde se aceita o acordo.
Na região de Taubaté (SP), a greve já foi encerrada e as agências voltaram a funcionar parcialmente.
Na região serrana do Rio de Janeiro, uma assembleia aprovou a proposta na manhã desta sexta, e parte das agências já reabriram.
Na região de Araraquara, no interior de São Paulo, a decisão ainda será levada a assembleia. Mas em São Carlos, as agências dos bancos privados reabriram.
Em Salvador, na Bahia, uma assembleia ainda vai avaliar o final da paralisação.
No Amapá, o acordo também será avaliado na tarde desta sexta.
No Piauí, a assembleia para analisar a proposta dos bancos está marcada para as  17h.
Também às 17h devem ser realizadas assembleias em São Paulo e em Sorocaba, no interior do estado. No Maranhão, a reunião está marcada para o mesmo horário.
PUBLICIDADE

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Casal 'se serve' nu em um prato gigante

Casal 'se serve' nu em um prato gigante em protesto promovendo o vegetarianismo no centro de Barcelona, na Espanha.


 PUBLICIDADE

Dilma entrega certificados aos alunos do Pronatec

A presidente Dilma acaba de fazer a entrega solene dos certificados de conclusão de cursos profissionalizantes aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Estado.

Os cursos foram oferecidos pelo IFRN, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Escola de Enfermagem de Natal (EEN) e da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ); além de instituições do Sistema S como SENAC, SENAT, SENAI E SENAR.
20131002-134325.jpg